Ansiedade no Trabalho
- Nathalia Alcantara
- 21 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Antes de qualquer coisa, tenhamos em mente que ansiedade é ansiedade em qualquer situação. Porém o modo, as causas, interferências que modificam para o surgimento dela.
No ambiente profissional, a ansiedade é gerada através de diversos fatores como: exigências do patrão, competição exagerada entre colegas, frustração por não ter alcançados objetivos.
Podemos perceber que a ansiedade quando afeta o trabalho, logo o comportamento se modifica. Ele passa a ter dificuldade de manter o foco no que faz, tem desânimo onde vai haver pouca energia diante as atividades presentes e futuras ocasionando uma desmotivação, sobrecarga, cansaço entre outros fatores.
O ambiente de trabalho pode provocar o estresse quando ultrapassa o limite que o indivíduo pode suportar. Esse limite não é o patrão ou qualquer outra pessoa que põe, ele é pessoal. Cada indivíduo tem seu limite. Somente o funcionário que saberá.
A pessoa que identifica a ansiedade é geralmente o próprio indivíduo, pois ele vai sentir os sintomas, vai saber identificar que não está dentro da normalidade. Ele vai ter a percepção de que já não vai para o trabalho de forma prazerosa, mas sim como se fosse algo penoso. O indivíduo não percebe isso de imediato e sim aos poucos, pois vai observar que seu comportamento e pensamentos modificaram.
Há diversas maneiras que as pessoas lidam com ansiedade no ambiente profissional. Algumas optam por se retrair, se fechar e ao invés disso há pessoas que preferem enfrentar , o que geralmente irá ocasionar brigas, discussões. E por fim , há pessoas que preferem tomar café ou fumar excessivamente.
A ansiedade no trabalho ocasiona consequências para o indivíduo. Quer saber quais? Aguarde o próximo post onde irei dar continuidade a esse assunto falando sobre suas consequências.
Nathalia Alcantara
CRP 42200/05
Psicóloga
Comentários