top of page

Causas do Transtorno de Ansiedade

  • Foto do escritor: Nathalia Alcantara
    Nathalia Alcantara
  • 24 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura



Podemos destacar três tipos de contribuições para as causas do transtorno de ansiedade. Vejamos elas quais são e compreenderemos melhor cada uma delas.


1) Contribuições Biológicas:


Existem evidências crescentes que mostram que podemos herdar uma tendência à tensão e ao nervosismo. Nenhum gene em particular parece que ocasione a ansiedade, porém muitos genes em diversas áreas dos cromossomos contribuem de forma que nos tornamos vulneráveis a ansiedade, isso quando fatores sociais e psicológicos corretos estão no lugar certo.


2) Contribuições Psicológicas:


Para Freud a ansiedade era um a reação de pânico ao perigo envolvendo a reativação de uma situação de medo infantil. Já os teóricos comportamentais veem a ansiedade como um produto do condicionamento clássico primitivo, da modelação ou de outras formas de aprendizagem. Há evidências que apoiam um modelo integrado de ansiedade, o qual envolve vários fatores. Na infância, podemos adquirir a consciência de que os acontecimentos nem sempre estão sob controle. A percepção pode variar da confiança em nosso controle sobre todos os aspectos da vida à profunda incerteza sobre nós mesmos e sobre a capacidade de lidar com eventos futuros. A percepção de que os acontecimentos podem estar fora de nosso controle é m ais evidente como um conjunto de crenças carregadas de perigo.

As ações que os pais tem em relação a seus filhos parecem contribuir para estimular o senso de controle ou senso de incontrolabilidade. Os pais permitem que os filhos explorem o mundo, enfrentando as dificuldades existentes, porém sempre estão próximos para ampará-los . Existem os pais superprotetores e tais pais tem o perfil de não deixar que seus filhos enfrentem as dificuldades que existem no mundo, eles facilitam a vida dos filhos, logo esses filhos não aprendem que podem controlar o ambiente e isso gera um problema.


3) Contribuições Sociais:


Os acontecimentos estressantes desencadeiam vulnerabilidades psicológicas e biológicas para a ansiedade. Em sua maioria, esses fatos são interpessoais por natureza( ex: casamento, divórcio, dificuldade no trabalho, etc.). Podem haver os fatores físicos, como machucado ou enfermidades. Há também as pressões sociais, com o ter que ir bem na escola. tais podem oferecer estresse o suficiente para desencadear a ansiedade.



Nathalia Alcantara

CRP 42200/05


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
Psi Nathalia Alcantara
  • Facebook Basic Square
Psicóloga Nathalia Alcantara
bottom of page